Um outro Método de cozinhar com muita cor, muito sabor e sempre sem carne e sem peixe.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Tarte de cebola e cebolinho com queijo das ilhas em base de arroz

Execelente alternativa para quem não pode comer glúten, ou simplesmente quer evitar trigo. Ao contrário daquilo que poderia ser imaginado, tem uma consistência maravilhosa, sem se esboroar ao partir e o sabor oscila entre o cebolinho e o queijo das ilhas...um colosso!


Tempo: 1h

Dificuldade: Média

Ingredientes:
(PARA 6 PESSOAS)

200g de arroz integral
4 ovos
175g de queijo das ilhas
2 colheres de sopa de azeite ou óleo de côco
2 cebolas
10g cebolinho 
100ml de molho béchamel

Preparação:
- Coza o arroz integral em 600ml de água sem sal, durante pelo menos 35 minutos. Certifique-se que a água vai evaporando e nos instantes finais se tiver necessidade vá mexendo e assegurando que não pegue no fundo do tacho.- Enquanto isso, vá preparando o recheio: pique as cebolas finamente e reserve, pique o cebolinho e reserve também. 

- Numa taça bata 3 dos 4 ovos  até ficarem homogéneos e adicione o molho béchamel e 100g das 175g do queijo das ilhas. 
- Aloure num tacho médio a cebola com o azeite ou óleo de côco em lume brando e deixe escurecer a seu gosto.- Adicione ao refogado o cebolinho bem picado.- Retire o tacho do fogo e reserve.
- Verifique então o arroz, tendo evaporado a água, deixe arrefecer um pouco e misture um ovo mal batido e 75g de queijo das ilhas. Para melhor garantir a homogeneidade do preparado, utilize as mãos amassando e misturando tudo muito bem.
- Disponha numa tarteira, certificando-se que cobre todo o fundo e os rebordos para que fique bem dourada, depois de 15 minutos no forno a uma temperatura média, tipo 185º.
- Misture então o refogado com a mistura de ovo, béchamel e queijo, mexendo bem e assim que a tarte estiver dourada disponha por cima, levando ao forno por mais 15 minutos até ficar bem dourada e apetitosa.

Bom apetite :)

Sem comentários:

Enviar um comentário