Um outro Método de cozinhar com muita cor, muito sabor e sempre sem carne e sem peixe.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Época de pêssegos

Tempo: 1h

Dificuldade: Fácil


Ingredientes:

750g de pêssegos descascados e descaroçados
2 limas
6 malaguetas
1 pedaço de gengibre fesco (tamanho de um polegar)
5 sementes de cardamomo
200 ml de vinagre de cidra
300g de açúcar mascavado

1 colher de sobremesa de cominhos em pó
1 pitada de sal

Preparação:
- Comece por raspar as limas, reservando a raspa, sem retirar muito (de preferência não retire nada) da parte branca. Com a ajuda duma máquina de citrinos, retire o sumo das duas limas e coloque numa taça funda, juntamente com a raspa. À medida que for descascando os pêssegos irá colocá-los dentro desta taça, de forma a não escurecerem.
- Para descascar os pêssegos, pode colocá-los durante 30 segundos debaixo de água quente e depois dentro de uma recipiente de água fria. Será mais fácil pelá-los desta forma.

- Certifique-se que retira também o caroço e eventuais partes pisadas ou que não estejam tão boas;
- Parta então em meias luas, ou se preferir em cubos não muito pequenos e certifique-se que o molho da lima cobre a fruta que vai sendo descascada.
- Corte longitudinalmente as malaguetas, retirando-lhes as sementes e deite na mesma taça. 

- Raspe o gengibre adicionando ao anterior preparado.
- Desfaça as sementes de cardamomo e triture o interior das mesmas num pilão. 

-Adicione os cominhos, o sal e o açúcar e misture bem com a ajuda duma colher de pau.
- Entretanto, deite este preparado numa panela e deixe em lume médio/brando. Assim que se certificar que o açúcar se dissolveu completamente adicione o vinagre e vá mexendo. Deixe cozinhar pelo menos durante 30 min.
- Paralelamente, ferva em água o frasco ou frascos onde irá colocar o chutney, deixando pelo menos 10 minutos submersos em água fervente em cachão.
- Coloque o frasco para secar e assim que o chutney tiver arrefecido um pouco, mas não completamente, verta no frasco, reservando. Dura cerca de 2 meses, se guardado no frigorífico e é excelente para fazer caril, ou refogados, com um toque exótico, picante e quente. Se preferir pode também usar em doses moderadas em queijos, mas lembre-se das malaguetas e do gengibre que colocou.

Delicie-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário