Um outro Método de cozinhar com muita cor, muito sabor e sempre sem carne e sem peixe.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Como fazer um prato sem carnes e sem peixe

Muita gente têm-me perguntado como garantir uma alimentação equilibrada e saudável garantindo que abrangem todas as necessidades nutricionais.

Embora este Blog seja muito mais sobre receitas, sobretudo saborosas, vou partilhar aqui algumas dicas que funcionam sempre.

Os aminoácidos essenciais que necessitamos estão presentes em frutas e vegetais e uma dieta ovo-lacto-vegetariana supre todas as necessidades, desdeque seja variada. A variedade não tem de ser toda numa mesma refeição. Podemos ir percorrendo cada área ao longo duma semana e assim assegurar essas necessidades.

Quanto mais frescos consumirmos, maior energia vamos conseguir. Evitar comida processada é uma boa dica.

Um conselho fácil e prático é a forma como preenchemos o prato. Para mim, funciona muito bem, dividi-lo da seguinte forma: 55% vegetais (eu prefiro-os frescos) , 25% Proteína vegetal  (leguminosas, ovos, cogumelos, etc.) e os demais 20% cereais ou hidratos de carbono.

As saladas que como são por regra muito compostas. Por exemplo nesta da imagem utilizei alface frisada, cenoura e beterraba raspadas, grão de bico, cebola picadinha, nozes e cebolinho,mas enfim, neste quesito a imaginação é o limite. As minhas saladas têm sempre ervas aromáticas e frutos secos.

Os vegetais e cereais dispensam apresentações e tenho colocado aqui muitas receitas.

Espero que seja esclarecedor. Se tiverem dúvidas perguntem.

Sem comentários:

Enviar um comentário