- 500g de placas de lasanha de massa fresca;
- 250g de cogumelos;
- 200g de brócolos;
- 200g de couve-flor;
- 100g de azeitona preta descaroçadas e laminadas;
- três latas de tomates inteiros pelados;
- 100ml de azeite extra virgem;
- uma cabeça de alho;
- manjericão;
- louro;
- malagueta;
- 500ml de molho béchamel;
Preparação (50 min)
Molho de Tomate:
Retirar o tomate inteiro da lata e cortar em cubos pequenos. Reservar o sumo em que o tomate se encontra. Num tacho colocar alho, azeite, louro e malagueta. Deixar um minuto e adicionar o tomate cortado, deixando a água remanescente evaporar. Temperar com sal e deixar cozinhar uns 30 minutos. Adicionar então o sumo remanescente e assim que levantar fervura, reduzir e deixar cozinhar por mais 5 minutos.
Recheio:
Paralelamente, laminar os cogumelos e saltear com três dentes de alho no azeite com louro e uma malagueta opcional. Assim que estiverem cozinhados, mais ou menos 10 minutos, adicionar as azeitonas e depois a a couve-flor e os brócolos que deverão estar lavados e cortados de forma pequena. Deixar por apenas 7 minutos, os vegetais não precisam cozinhar tanto tempo e ficando crocantes são mais saborosos.
Dispôr então num pyrex retangular uma colher de molho de tomate para não colar em baixo, e dispôr as folhas de lasanha frescas. Por cima colocar o recheio e cobrir com molho de tomate. Rasgue pedaços generosos de manjericão e disponha aleatoriamente. Repetir esta operação três vezes terminando com placas de massa. Cubra então com molho béchamel e leve ao forno até gratinar.
Sem comentários:
Enviar um comentário